Coleção brasa-brasis: línguas dos brasil

O que podemos afirmar sobre a língua é que ela está em constante transformação. A língua portuguesa vernácula, a que nos interessa no momento, não foge à regra, ao contrário, reafirma em sua historicidade transformações constantes que evidenciam trajetórias que começam em Portugal, encontram raízes nas línguas nativas dos indígenas e africanos e continuam nos falares das pessoas em toda extensão deste grande país. Estudar as línguas do Brasil é entender os aspectos culturais fundamentais para pensar a sua formação social e identitária.
Desse modo, dada a pluralidade linguística existente no Brasil, não se pode cometer o equívoco de ignorar os diversos falares que habitam os estados brasileiros, variando em sotaques e dialetos, em favor de um português culto/padrão, que apesar de importante é um organismo em constante mutação.
Para enxergar esse Brasil plural, é imprescindível que se olhe atentamente para as suas regiões, identificando as suas riquezas e seus trajetos, e a língua, certamente, nos permite essa imersão. Nesse sentido, este edital visa receber propostas para a organização de livros na área dos estudos linguísticos para compor a coleção
Brasa-Brasis: Línguas do Brasil. Objetivamos, com essa coleção, traçar um panorama regional das produções linguísticas produzidas em cada estado do país. Será organizado um livro para cada estado, contendo em torno de dez capítulos, em forma de artigo científico, que versem sobre os diferentes níveis de análise linguística dos diversos modos de falar do português brasileiro. Ao todo teremos 27 livros que representarão a produção de cada estado. Os livros serão publicados ao longo do ano de 2022, em formato digital (e-book) e serão disponibilizados para download gratuitamente.

organização

Será coordenada pela Professora Dra Theciana Silva Silveira, Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Endereço para acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4880163673053820

edital 03/2021

Submissão de propostas para organização de livro da Coleção Brasa-Brasis: Línguas do Brasil

Pesquisadores interessados podem enviar a proposta e o currículo Lattes para nosso e-mail brasa-brasis@editorabordogrena.com, incluindo no campo “Assunto” o nome da coleção [Brasa-Brasis: Línguas do Brasil] e o estado de referência, até o dia 30/10/2021.