top of page

EDUCAÇÃO

Chamada aberta até o dia  30/01 de 2023

Temática/tema: Interdisciplinaridade na Educação Básica: teorias e práticas no contexto escolar
 

Organizador:

Jorge Williams Cunha Ferreira (Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9385235380504812 

Resumo:

A visão fragmentada e unilateral do conhecimento se manifesta como paradigma vigente do processo educacional. O ensino, nessa visão, é compreendido em uma perspectiva compartimentada, no qual os saberes dos variados campos científicos atuam de forma isolada e hierarquizada, sem nenhum diálogo iminente, compreendendo-se, assim, uma visão disciplinar da educação. Em contraposição a esses, emerge o paradigma da interdisciplinaridade, que busca o diálogo e a interação dos variados saberes em face de um denominador comum. Não há uma concepção global propriamente cunhada ao termo, contudo podemos assumir que a interdisciplinaridade visa congregar as “verdades” de cada campo do conhecimento, respeitando sua nuances e complexidades, em prol de uma integração dialogada para o tratamento de temas relevantes e de interesse de uma sociedade. Para Fazenda (1979), a interdisciplinaridade envolve uma relção mútua e recíproca, que atua em oposição ao conhecimento privilegiado advindo das classes dominantes detentoras do poder. Na mesma linha de pensamento, Japiassu (1976) afirma tratar-se a interdisciplinaridade de uma maneira de encarar a repartição epistemológica do saber. Pressupõe, portanto, uma atitude diferente frenta a problemática do conhecimento, que resulte de um trabalho perseverante e corajoso. Assim, a interdisciplinaridade é de fundamental importância na constituição da prática pedagógica do professor, em especial da Educação Básica, tendo em vista que o projeto de educação da contemporaneidade requer uma visão crítica e holística do conhecimento no sentido de proporcionar uma formação integral do cidadão. Nesses termos Esperamos com esta proposta temática abarcar as múltiplas perspectivas e olhares para a Interdisciplinaridade na Educação Básica, que dialoguem, preferencialmente, múltiplos enfoques teóricos com possibilidades de práticas pedagógicas diversificadas. Aceitaremos trabalhos de pesquisadores das áreas de Educação e Ensino, com também de pesquisadores em nível de treinamento de mestrado e/ou doutorado desenvolvidos nas referidas áreas. Estendemos, também, o convite a trabalhos oriundos de estudantes iniciantes a pesquisa científica de graduação e pós-graduação lato sensu (esepecialização).

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Prática pedagógica. Educação.

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.

Chamada aberta até o dia  30/01 de 2023

Temática/tema: Discurso, Memória e Representação: o debate étnico-racial no ambiente escolar

Organizador:

Adeilma Machado dos Santos (Mestre em Formação de Professores - UEPB)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9558961211975998

Alécia Lucélia Gomes Pereira Medeiros (Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino - UFCG)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1568092275037252

Resumo:

Com esta coletânea busca-se compreender como a população negra é representada, através do imaginário presente em livros didáticos, paradidáticos e literários circulantes no ambiente escolar. Pensando nisso, visamos incluir pesquisas que discutam, reflitam, pensem em como esse suporte, ainda hoje, condiciona determinados discursos racializados a partir da relação do sujeito com a linguagem, com a memória e com a história refletindo numa construção dos sentidos, os quais, muitas vezes, não favorecem aos alunos negros e não negros uma relação sadia com a diversidade ético-racial. Neste segmento lógico, sabendo que a linguagem possui uma relação com um exterior, ou seja, com as suas condições de produção, e que estas, por sua vez, influenciam - enquanto uma memória do dizer - na textualidade, aceitamos pesquisas teóricas, analíticas ou relatos de experiência que contemplem os livros enquanto espaço de condição de produção e representação de sentidos e de sujeitos negros, através de uma memória discursiva, atrelada às relações de identidade e de poder. Situando a nossa proposta a partir de uma perspectiva transdisciplinar, a presente coletânea prevê o acolhimento de trabalhos relacionados à História, Sociologia, Linguística, Literatura, Arte, Direito, Publicidade que, de algum modo, promovam reflexões acerca de Identidade, Cultura, Violência, Raça e Racismo, sendo categorias necessárias para pensarmos o livro enquanto lugar de produção de discursos e movimentação de identidades, tornando-se um campo fértil para as análises e discussões acerca da população negra na sociedade brasileira hoje. Essa proposta fundamenta-se a partir dos estudos da Análise de Discurso Francesa, de Michel Pecheux e Foucault, com a língu(agem); da discussão acerca das identidades, cultura e representação, com Stuart Hall; assim como busca estabelecer um diálogo com as novas produções teórico-acadêmicas de autores e autoras contemporâneos, a exemplo de Grada Kilomba, Djamila Ribeiro, Kabengele Munanga, Abdias do Nascimento entre outros.

Palavras-chave: Discurso. Memória. Raça e Racismo. Livros. Ambiente escolar.

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.

Chamada aberta até o dia  31/03 de 2023

Temática/tema: Arte em trânsito - transformações artístico-pedagógicas no ensino remoto

Organizadora:

Professora Doutoranda Giovana Consorte de Souza ((IFG) Professora do Instituto Federal de Goiás. Doutoranda em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa (2020). Coordenadora dogrupo de pesquisa em Dança Corpo Composto e do Projeto de Extensão Balé para Adultos na mesma instituição.É integrante do Incomum - Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização. Tem experiência na áreada Educação, processos criativos em Dança, Educação Ambiental e Ecologia Onírica.)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6725045193659141

Resumo:

Transformar a práxis para transitar linguagens foi um dos maiores desafios dos educadores no contexto afetado pela Covid-19. Se para a escola o cenário era desafiador, maior era o desafio para a área de artes, cuja experiência é comprimida pela clausura do corpo. Repensar a fruição/experimentação em arte mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) era um trabalho urgente, e para muitos educadores a aproximação com essas tecnologias levou a novos letramentos e modos de construir conhecimento(CANI et all 2022, p.30). Nos interessa saber como a arte resistiu e se reinventou a partir das TDIC, considerando diferentes condições de acesso e os atravessamentos de cada contexto.

Palavras-chave: Arte, Educação, TDIC.

Referências:

ACASO, M. & Megías, C.(2017) Art Thinking: Como él arte pode transformar la educación. Paidós Ibérica.

CANI, J. B. et all. EDUCAÇÃO E COVID-19: A ARTE DE REINVENTAR A ESCOLA MEDIANDO A APRENDIZAGEM “prioritariamente” PELAS TDIC . Revista Ifes Ciência , [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020. DOI: 10.36524/ric.v6i1.713.

GIL, José. O medo. Texto 01 série #PandemiaCrítica, março 2020.

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.

bottom of page