LINGUÍSTICA
Chamada aberta até o dia 31/12 de 2022
Temática/tema: Linguística Aplicada e Língua Portuguesa
Organizadora:
Profa. Dra. Maria João Marçalo (Docente na Universidade de Évora, Portugal. Idealizadora e criadora, com Maria Célia Lima Hérnandes, do evento Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Participou na organização do I e do II SIMELP (São Paulo USP, e Évora, UÉvora). Foi diretora do Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora de 2013 a 2020 e presidente da Associação Internacional de Linguística do Português de 2021 a 2024)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4594201000955907
resumo:
Nesta obra pretende-se construir um espaço de reflexão epistemológica e metodológica sobre a Linguística Aplicada , o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no mundo, em diferentes cenários educativos e sobre as questões pertinentes para os estudos de língua portuguesa a nível de formação de professores, a nível de graduação e de pós-graduação na CPLP, ou seja, na Comunidade dos países de Língua Portuguesa,:Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Público alvo: Docentes e investigadores de Língua Portuguesa dos vários países onde a mesma é alvo de ensino e de pesquisas. Pesquisadores de línguas pluricêntricas, pesquisadores de Linguística Aplicada, professores formadores de professores dos diferentes graus de ensino.
Palavras-chave: Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, ensino-aprendizagem, Português língua pluricêtrica
Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.
Consulte as normas de publicação.
Chamada aberta até o dia 31/12 de 2022
Temática/tema: Revisitando Saussure e Benveniste: diálogos e perspectivas à luz dos novos manuscritos
Organizador:
Jomson Teixeira da Silva Filho (Mestre e Doutor em Letras e Linguística - UFAL)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1560074891655247
resumo:
Ferdinand de Saussure ficou conhecido como o pai da linguística moderna. Essa fortuna se deve à sua obra póstuma, Curso de Linguística Geral, livro editado por seus discípulos em 1916 a partir dos cadernos dos alunos que participaram dos cursos ministrados pelo mestre genebrino na Universidade de Genebra entre os anos de 1907 e 1911. Essa obra estabelece o “corte epistemológico” ao eleger a língua como objeto da linguística, a partir de então, dita científica. Entretanto, o aparecimento dos manuscritos saussurianos no final do século XX e publicados em português em 2004 sob a edição de Bouquet e Engler, os Escritos de Linguística Geral, assim como o centenário da morte de Saussure em 2013 e da publicação do Curso em 2016, fizeram com que muitos pesquisadores retornassem à teorização saussuriana com intuito de rediscutir, ampliar e até contrapor o Curso e os manuscritos saussurianos. Algo semelhante parece acontecer com Benveniste. Considerado por Arrivé (1997) como o linguista francês mais influente do século XX, é conhecido principalmente pela publicação dos dois volumes de seus Problemas de Linguística Geral que reúne artigos escritos entre 1939 e 1964, especificamente sobre a rubrica de pai da Teoria da Enunciação. Assim como acontece com Saussure, a publicação de seus manuscritos suscita um retorno ao pensamento de Benveniste para além da enunciação, tocando questões mais gerais da linguística, como a escrita por exemplo, a partir da publicação, em 2012, de Jean-Claude Coquet e Irène Fenoglio de suas Últimas aulas no Collège de France (1968 e 1969) traduzida para o português em 2014. Nesse contexto, entendendo Benveniste como epistemologicamente ligado a Saussure, esta obra se propõe a reunir textos de pesquisadores que abordem questões relacionadas a esses dois autores, seja em conjunto, seja em separado, no tocante às suas teorizações sobre língua, sobre a linguagem e sobre a ciência linguística a partir de seu objeto e método.
Palavras-chave: Benveniste. Língua. Linguagem. Linguística. Saussure.
Referência:
SWIGGERS, Pierre. Linguistic historiography: a metatheoretical synopsis. In: Todas as letras. v. 19, n. 2, 2017. p. 73-96.
Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.
Consulte as normas de publicação.
Chamada aberta até o dia 31/07 de 2023
Temática/tema: O que pode a Linguística de Corpus? (Série Potencialidades, Volume 1)
Organizadores:
Mateus Emerson de Souza Miranda (Doutorando - Mary Immaculate College, University of Limerick)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4219342820182875
Giovani Carlos Santos (Doutorando - Mary Immaculate College, University of Limerick)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8509666129837419
Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi (UFAL)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8299342638695738
resumo:
A Linguística de Corpus (LC), campo ainda considerado novo no Brasil, tem aplicações para os estudos em Linguística Teórica e Aplicada, possibilitando investigações empíricas através de dados autênticos orais ou escritos, coletados sob critérios rígidos de design. O escopo da LC abrange subáreas de pesquisas como: estudos em análise do discurso, semânticos, pragmáticos, sintáticos, sociolinguísticos, tradutológicos, lexicográfico, ensino e aprendizagem de línguas, entre outros. Nesse contexto de possibilidades diversas, o objetivo desta proposta visa reunir em textos inéditos discussões sobre as interfaces da LC e seus desafios. Serão aceitos textos de pesquisas já concluídas de caráter teórico-empírico, relatórios de pesquisa em andamento, e revisões da literatura.
Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.
Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.
Consulte as normas de publicação.