Outras áreas

Chamada aberta até o dia 31/01 de 2022

 

Temática/tema: O cinema e a sala de aula

Organizadores:

Tais Turaça Arantes (UERJ)

Lattes: encurtador.com.br/cAD03

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

Lattes:  encurtador.com.br/pxBKL

Resumo:

Neste livro pretende discutir sobre um sistema semiótico presente dentro do ensino: o cinema, centrado na importância dessa arte na formação cultural e social dos jovens dentro da escola. Visto que o cinema é considerado a sétima arte, sob a denominação de “arte”, pode-se apontá-lo como um processo que cria a ponte entre o sensível e o compreensível, construindo simbolicamente o mundo, mundo este no qual vive o aluno. Na escola, a arte desempenha um papel fundamental da formação humana, pois é através dela que se questiona o mundo, que se enxerga as contradições de sistemas econômicos, diferenças sociais, culturais e políticas presentes na sociedade. O livro aceitará artigos de diferentes áreas para compor o seu escopo com o objetivo de elucidar esse tema a partir de diversos pontos de vista. 

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.

Chamada aberta até o dia 30/04 de 2022

 

Temática/tema: As direitas no mundo contemporâneo: estudos teóricos e políticos

Organizadores:

Mário Jorge de Paiva (Doutorando em Ciências Sociais - PUC-Rio)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4112973866360651

Marcos Nogueira Milner (Doutor em Ciências Sociais - PUC-Rio)

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8473423143183221

Resumo:

Há atualmente um maior interesse dos pesquisadores acadêmicos em discutir as ideias de direita no mundo contemporâneo, isto se dá tanto em um âmbito nacional como internacional. E tal interesse se utiliza de diferentes aportes, perpassando: Sociologia, Ciência Política, Psicologia, Antropologia etc., envolvem também o diálogo com autores como: Cas Mudde, Norberto Bobbio, Giuliano Da Empoli, Jorge Chaloub, Camila Rocha, Jairo Nicolau e tantos outros. Assim a proposta do livro é, interdisciplinarmente, reunir estudos variados sobre a direita.

Palavras-chave: Direita. Conservadorismo. Liberalismo. Mente reacionária.

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.

Chamada aberta até o dia 31/05 de 2022

 

Temática/tema: Estudos interdisciplinares sobre inovação e empreendedorismo digital na sociedade da informação

Organizadores:

Paulo Ricardo Silva Lima  (Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Campos Elíseos. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas.

Lattes

Anna Raquel de Lemos Viana  (Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialista em Ciência de Dados e Big Data Analytics pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista CAPES.

Lattes:  

Resumo:

Diferente das organizações tradicionais, as quais privilegiam apenas as estruturas físicas e a divisão de tarefas, os empreendimentos modernos enfatizam as necessidades do seu público-alvo, investindo assim em processos inovadores e criativos. São exemplos desses novos empreendimentos as Empresas de Base Tecnológica (EBT), Startups e organizações que utilizam capital tecnológico e intelectual nos mais variados processos desenvolvidos em seus interiores. Empreendimentos inovadores normalmente surgem em ambientes de incertezas, por esse motivo, Tajra (2019) enfatiza que é necessário que o empreendedor tenha persistência, comprometimento, bons relacionamentos, criatividade, autoconfiança e otimismo.

Schumpeter (1997) evidencia que a inovação está relacionada à capacidade de (re) criar processos, produtos e serviços, a partir do uso de técnicas e tecnologias que satisfaçam as necessidades de seus clientes. No mesmo sentido Jin e Choi (2019) compreendem que as inovações tecnológicas são importantes para reduzir custos e melhorar o valor da organização, tornando-as capazes de entender suas forças e fraquezas internas e externas. Com o avanço tecnológico, a informação nos ambientes organizacionais tornou-se importante elemento para o alcance da inovação. De acordo com Valentim (1997) a informação representa um fator de estratégia organizacional, a qual potencializa a sobrevivência dos empreendimentos. Logo, os gestores precisam ter a capacidade de gerenciar as inovações tecnológicas e as informações de forma eficiente para o sucesso organizacional na sociedade da informação.

O termo sociedade da informação passou a ser mais explorado no contexto científico a partir dos anos 70, período no qual as tecnologias e a internet, incentivadas principalmente pelo processo de globalização, passaram a exercer papel importante no processo de tomadas de decisões, de comunicação, automação de processos, organização e recuperação da informação. Como salienta Werthein (2000, p. 73) “O avanço tecnológico no novo paradigma foi em grande parte o resultado da ação do Estado e é o Estado que está à frente de iniciativas que visam ao desenvolvimento da “sociedade da informação”. Dentre os principais recursos tecnológicos utilizados pelos empreendedores modernos estão as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os Softwares sofisticados e as redes sociais digitais.

Diante do exposto, a presente proposta para organização do livro tem por objetivo agregar trabalhos científicos que tenham como objeto principal negócios inovadores, os processos de comunicação desenvolvidos pelos gestores nesses ambientes organizacionais a partir da inserção das tecnologias digitais, e o papel da informação para o sucesso desses negócios.

Palavras-Chave: Inovação Tecnológica. Empreendedorismo. Informação.

Público-alvo: Acadêmicos/Pesquisadores de Administração, Direito, Marketing e Propaganda, Ciência da Informação, Ciência da Computação.

Referências:

JIN, S. H.; CHOI, S. O. The effect of innovation capability on business performance: a focus on it and business service companies. Sustainability, v. 11, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336070227_The_Effect_of_Innovation_Capability_on_Business_Performance_A_Focus_on_IT_and_Business_Service_Companies. Acesso em: 10 ago. 2021.
TAJRA, S. F. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. 2. ed. --São Paulo : Érica, 2019. 152 p.
SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas, ed. Nova Cultural ltda. São Paulo, 1997.
VALENTIM, M. L. P. O custo da informação tecnológica. São Paulo: Polis : APB, 1997.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71 - 77, maio/ago. 2000. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/articl
e/view/889/924. Acesso em: 10 jul. 2021.

Previsão para publicação: 90 dias após encerrar a chamada.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail bordogrena@editorabordogrena.com contendo no campo "assunto" o tema para o qual o estudo será submetido.

Consulte as normas de publicação.