Coleção brasa-brasis

Em 1500, quando os colonizadores aqui abarcaram, encontraram uma terra já habitada e com uma fauna e flora diversas. Palavras não faltaram para que Caminha, o primeiro a traduzir esta terra para a escrita, pudesse descrever este lugar. A ilha de Santa Cruz logo cedeu lugar para o Brasil, nome inspirado na cor vermelho-brasa do pau-brasil, árvore que se tornou o símbolo da “nova terra”. Tempos se passaram e o Brasil se tornou uma miscelânea de povos.  Os povos indígenas, nativos, os homens e mulheres oriundos de diversos países da África e os imigrantes, todos eles contribuíram para que a cultura brasileira se fizesse. Hoje, essa diversidade se traduz ao olhar para cada um dos estados deste país, diverso, mas unificado pela língua, o português brasileiro. Não há dúvida de que no Brasil o que há são Brasis, no plural, para dar conta da pluralidade do nosso povo. A Coleção Brasa-Brasis surge da ideia de conhecer o Brasil através da sua literatura. Um caminho que percorre os 27 estados do país e que em cada uma de suas bifurcações nos brinda com histórias, vivências, lugares e saberes, os quais mostram a força de um país que, apesar dos pesares, tem motivos para se orgulhar.

organização

A coleção será coordenada pelo Professor Dr Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Endereço para acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0070090312079084

edital 02/2021

Submissão de propostas para organização de livro da Coleção Brasa-Brasis

De acordo com o crítico da literatura Alfredo Bosi “A colônia só deixa de o ser quando passa a sujeito da sua história”¹ , com base nessa premissa, compreende-se que a formação literária de um país é fundamental para pensar a sua historicidade, identidade e cultura. Desse modo, dada a pluralidade existente no Brasil, não se pode reduzi-lo a uma literatura canônica e arbitrária, que valoriza certos aspectos culturais brasileiros em detrimento de outros. Para enxergar esse Brasil plural, é imprescindível que se olhe atentamente para as suas regiões, identificando as suas riquezas e seus trajetos, e a literatura nos permite essa imersão. Nesse sentido, este edital visa receber propostas para a organização de livros na área de estudos literários, para compor a coleção Brasa-Brasis. Objetivamos, com essa coleção, traçar um panorama regional das produções literárias produzidas em cada estado do país. Será organizado um livro para cada estado, contendo em torno de dez capítulos, em forma de artigo científico, que versem sobre a literatura em suas diversas formas e temporalidades, do clássico ao contemporâneo. Ao todo teremos 27 livros que representarão a produção de cada estado. Os livros serão publicados ao longo do ano de 2022, em formato digital (e-book) e será disponibilizado para download gratuitamente.

¹ Bosi, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 52. ed. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 11.